Sobre

Psicoterapia

A psicoterapia é um processo científico fundamentado na aplicação sistemática de princípios psicológicos e descobertas de pesquisa para promover mudanças nos indivíduos, suas relações e na qualidade de vida (Wampold, 2001). Como afirma a American Psychological Association (APA), "Psychotherapy is a scientific process that is based on the principles of psychology and is designed to help individuals improve their mental health and well-being" (APA, 2017). Além disso, Norcross (2011) destaca que "Psychotherapy is an evidence-based practice that integrates the best available research with clinical expertise in the context of patient characteristics, culture, and preferences".

Trata-se de um processo onde uma experiência acolhedora e reflexiva propicia ao sujeito a exploração de suas emoções, pensamentos e comportamentos, conduzindo ao autoconhecimento e, consequentemente, possibilidades de melhora na qualidade de vida. Como afirma Norcross (2011), "A psicoterapia é um processo colaborativo que envolve um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que os indivíduos explorem suas emoções, pensamentos e comportamentos, levando ao autoconhecimento e à melhoria da qualidade de vida".

Uma atuação profissional ética e qualificada auxilia na compreensão mais ampla e eficiente de suas experiências, preparando você a enfrentar os desafios da vida. Como destaca Kazdin (2000), "A prática ética e qualificada da psicoterapia é fundamental para ajudar os indivíduos a compreenderem suas experiências de forma mais ampla e eficiente, promovendo mudanças significativas em suas vidas".

Seja lidando com ansiedade, depressão ou dificuldades nos relacionamentos, a psicoterapia oferece ferramentas, métodos e técnicas capazes de promover o autoconhecimento e o bem-estar emocional. Como afirma Greenberg (2002), "A psicoterapia fornece ferramentas e técnicas que ajudam os indivíduos a lidar com questões como ansiedade, depressão e dificuldades nos relacionamentos, promovendo o autoconhecimento e o bem-estar emocional".

Referências
  • American Psychological Association. (2017). Guidelines for the Practice of Telepsychology.
  • Norcross, J. C. (2011). Psychotherapy Relationships That Work: Evidence-Based Responsiveness.
  • Wampold, B. E. (2001). The Great Psychotherapy Debate: Models, Methods, and Findings.
  • Kazdin, A. E. (2000). Psychotherapy for Children and Adolescents: Directions for Research and Practice.
  • Greenberg, L. S. (2002). Emotion-Focused Therapy: Coaching Clients to Work Through Their Feelings.
  • Lambert, M. J. (2013). The Handbook of Psychotherapy.
Publicações

Novos Artigos